Projeto dá novas cores à Casa da Criança em Limeira
A população de Limeira que passa pela Rua Cap. Flamínio Ferreira já percebe novas cores em uma importante instituição do município. A Casa da Criança Santa Terezinha recebeu ação envolvendo pintura dos muros e fachada. A ação é uma parceria entre o Rotary Club Limeira Morro Azul, a artista plástica Juliana Gonçalves e reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) e do Conselho de Comunidade da Vara das Execuções Penais de Limeira.
A Casa da Criança é uma conhecida instituição de acolhimento que cuida de crianças e adolescentes. O local tem mais de 80 anos de fundação em Limeira. O espaço recebeu, na última semana, cores e desenhos em alusão ao universo infantil. São nuvens, corações e figuras que transformaram a fachada da instituição, trazendo mais vida.
A artista plástica comenta que a ação faz parte do projeto Retribuir, em que os reeducandos do CR desenvolvem diversas ações como reparos e pinturas. “Como artista plástica, tenho um projeto em que, há mais de 15 anos, atuo na pintura de espaços públicos. Começamos, então, a trabalhar juntos”, cita ela.
Para além da pintura, comenta, o objetivo é criar um ambiente lúdico e trazer vida a esses espaços. “Criar esse pertencimento e empoderamento é importante, tanto para quem realiza a pintura, como para quem recebe, no caso, a comunidade. Isso muda totalmente o ambiente”, citou.
Para os reeducandos, comenta, essa ação é muito positiva. “Temos um sistema cognitivo que é o da realização. Quando eles fazem o trabalho, veem concluído o desafio, eles veem que são capazes e começam a ver tudo ganhando cor, eles ficam com sensação de realização e vemos ali uma transformação”, cita ela.